Festival do Rio: TRAQUINAGENS


Como podemos mudar o curso da sorte e do azar? Qual a relação disso com nossas vidas? Stefek é um garoto como todos os outros. Tem uma irmã mais velha, é conhecido por todos em seu bairro e sua mãe vive trabalhando para sustentar a casa. O pai, trocou a mãe por outra mulher. E sua vontade é que o pai volte para a casa. Onde entra a sorte e o azar na história? 

Andrzej Jakimowski comanda com muita competência o longa Traquinagens, em exibição no Festival do Rio desse ano. As sutilezas do roteiro e analogias são inteligentes, levantando muitas questões sobre as relações dos homens com emprego, índoles e interesses com diálogos comparativos que chegam a ser bizarros e um subtexto, completo, não reto, mas que é de simples compreensão. Nada fica claro durante o primeiro ato e para quem não se interessar pela história, nada vai ficar claro até que o créditos su
bam. A analogia entre sorte, azar, acaso e pré-destino pairam por todo o filme, com a tal inteligente sutileza já citada.

As histórias paralelas também usam tal ferramenta e servem para situar a importância de cada personagem para Stefek e também para entendermos de rápida maneira certos objetivos sugeridos pelo roteiro.

A beleza da fotografia e direção de arte que não precisaram de tanto esforço já que a arquitetura da cidade e a beleza natural jogam a favor. A escolha de uma iluminação amarelada casa com o clima do filme. O capricho é cativante, mas por vezes ele acaba caindo na mesmice, algo que pode tirar o espectador de jogo e que tem a difícil tarefa de voltar ao andamento do filme com a concentração de antes.

Por sorte em seu último ato, o filme volta ao fôlego inicial, com poesia e ações afiadas para um encerramento digno e interessante. Vale destacar a atução do garoto Damian UI, que intepreta Stefek. Se a amada Miss Sunshine realiza seu sonho quando participa de um concurso, vemos que o sonho da criança polônesa é muito mais profundo e instigante.

★★

Traquinagens (Sztuczki, Polônia, 2007) de Andrzej Jakimowski

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...