GOMORRA


Sodoma e Gomorra foram duas cidades que, segundo a Bíblia foram destruídas por Deus pois seus habitantes praticavam atos imorais. Um terremoto provocou o engolimento das construções e os restos de Gomorra se encontram embaixo das águas do mar morto. E o filme Gomorra, baseado no livro do escritor Roberto Saviano, que tem proteção policial pois sua vida vale um prêmio nos retrata atos ilegais e consequencias de fatos sob extrema violência ou corrupção em uma Italia completamente sem rumo.
 
Temos aqui, alguns caminhos narrativos que não tem obrigação de se encontrar, mas que não são trabalhadas o suficiente para localizar o espectador durante um bom tempo do filme. São caminhos desamarrados, algo que o cinema americano faz e que infelizmente nos acostumou, o que deixa no ar que muitas cenas do longa sirvam apenas como uma sequência solta, um mosaico de brutalidades, reflexos de uma política estreita e de uma parcela desfavorecida.

Um alfaite famoso da alta-costura que começa a trabalhar para os chineses, um homem que está responsável pelos pagamentos às famílias que tem membros da Camorra na prisão, um empresário que deposita lixo tóxico em local impróprio e sem cuidado com a saúde dos seus empregados, dois jovens que sonham em ser donos do tráfico de sua região, dois amigos que entram para "famílias" diferentes, todos em algum momento do filme são testados, colocados a prova de fogo. 

Um conjunto habitacional cerca a história da maioria dos personagens, assim, mesmo com diferença enorme de tempo para certos personagens, nos familiarizamos com cada um e seus coadjuvantes, que não são poucos.

Esteticamente temos bastante uso de luz natural, que pode remeter a Amores Brutos de Inarritu e por vezes, com luzes quentes, lembrando Traffic, de Steven Soderbergh e linguagem documental, o que eleva o nível de realidade de uma Italia, oculta para muitos, onde está o maior tráfico de drogas e armas do mundo e logicamente, mais sangrenta.
Gomorra (Idem, Itália, 2008) de Matteo Garrone

4 comentários:

  1. Você comenta sobre os filmes que assistiu?Valeu pelo comentário no meu blog!Estarei sempre aqui!Abraços!

    ResponderExcluir
  2. É um bom filme. O tão esperado triângulo amoroso foi retratado da melhor forma possível, não sendo superficial (leia-se pegação gratuita) e sim nos mostrando uma relação onde prevalece a admiração.

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar desse filme várias vezes.Mas eu sabia que logo você comentaria e daria sua opinião sobre ele.E você é com certeza a pessoa que(não) conheço que entende mais do assunto,por isso que gosto tanto de saber o que vc acha dos filmes.Bjo

    ResponderExcluir
  4. Esse filme vale 8.Sem mais.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...