O NEVOEIRO

O diretor francês Frank Darabont não se apressa em filmar, mas quando seus filmes finalmente chegam as telonas, decepção é uma palavra que o diretor desconhece. É o caso dos longas Um Sonho de Liberdade, Cinemajestic e A Espera de um Milagre. Em seu novo longa, O Nevoeiro, também uma adaptação da obra de Stephen King, Darabont aposta no estudo do comportamento humano, encaixada em uma trama de terror que usa elementos fantasiosos.
 
Analiso o filme em duas partes: A trama e o subtexto. A cidade de Maine, sofre uma devastação causada por uma tempestade que levam David Drayton e seu filho, acompanhados pelo não tão querido vizinho para o supermercado mais próximo para comprar mantimentos. Um estranho nevoeiro os impede de sair do supermercado. Usando apenas este como única locação por boa parte do filme, Darabont domina com talento a trama, sem que o filme caia em algum marasmo, aliado a uma montagem dinâmica e elenco afiado e diálogos que não levam o filme para o limbo.
 
Como um conto de terror, ele cai para o lado fantasioso, apostando em seres, que ameaçam todos que estão dentro do mercado e qualquer relacionamento humano e o medo chegam ao extremo, levando a vida de alguns que estavam dentro da loja. Logicamente a trama caminha em um campo já conhecido pelo público, indo para um caminho sem saída, onde a tensão aumenta conforme os minutos passam e um desfecho criativo acaba pontuando o longa como um bom suspense.

Porém, existe algo a mais. Presos em um local em uma situação limite, a relação entre todos começa a piorar. A necessidade de liderança aumenta, a submissão entra em questão, até mesmo a teoria da conspiração pode ser motivo para tamanho terror. Até onde eles podem ir em uma situação como esta? A soberba está instalada, o egoísmo e o interesse gritam. Neste aspecto, o filme é mais intenso que o de certa forma, similar, Ensaio Sobre a Cegueira.  

No filme de Darabont, essas condições são mais intensas, cuspidas no espectador que espera algo mais que uma trama de terror. Enquanto esse jogo acontece, uma fanática religiosa usa a Bíblia como motivo para distorcer não só a palavra ali inserida como os pensamentos dos abalados reféns, usando o julgamento e palavras de violência para conseguir sua liderança e rebelar. E assim quando as fraquezas são mostradas vemos que o humano pode, realmente, virar um animal irracional.
★★
 O Nevoeiro (The Mist, EUA, 2007) de Frank Darabont

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...