LANCHONETE OLYMPIA

Após dirigir vídeo clipes para David Bowie, Michael Jackson e o clássico Coneheads, Steve Barron aposta em uma história mais introspectiva e impecável cinematograficamente falando em seu novo longa.
 
Lanchonete Olympia, que foi exibido no Festival Indie e entrou em cartaz no último final de semana de 2008 em poucos cinemas, registra o cotidiano de um falido restaurante que fica em um local chamado Jamaica, no Queens, bairro de Nova Iorque. Lá, segundo o dono do restaurante, você pode aprender mais línguas que qualquer outro lugar do mundo. E é nesta lanchonete que o Equatoriano Jorge trabalha lavando pratos. Sempre calado, muito envergonhado, Jorge se apaixona pela recém chegada Amy, uma comunicativa e cativante garota Chinesa.

A ansiedade social de Jorge o leva para um mundo que vai além de um homem sufocado pela rotina e pela timidez. Jorge guarda algo dentro de si e que só ele pode enfrentar, quando abre a porta de seu apartamento. Algo que todos temos e vai além de nossas visões. Mas a tormenta do rapaz aumenta quando seu colega de trabalho Jerry começa a o ameaçar e também se interessa por Amy.

Mesclando animação nos momentos mais críticos para Jorge a fim de acentuar emoções e um bom jogo de planos e detalhes bonitos, Barron proporciona um belo espetáculo cinematográfico, seguindo a já tradicional cartilha do cinema independente Americano, mas que não segura o roteiro que certamente funcionaria melhor para um filme média metragem. A condição de vida dos estrangeiros e minorias no Queens é mostrada em momentos de extrema sutileza, mostrando o sufoco social de ambos os lados, em uma gigantesca metáfora com o título do filme em inglês, mas o roteiro não se sustenta por todo o longa, transparecendo redundância, que pode vir a cansar o espectador.
 
Lanchonete Olympia (Choking Man, EUA, 2006) de Steve Barron

4 comentários:

  1. Estou muito interessada em ver esse filme. Ainda não consegui.Então, o blog teve um problima (questão de java) que não consegui arrumar. Com isso não era possível editar ele, aí tava ficando horrível (postagens sem justificar, menu desalinhado, dentre outrosprobleminhas).As postagens vão ser republicadas. A do Glauber foi o Lucas (que faz o blog comigo) que publicou, então estou esperando para ele republicar.É isso!Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Pedro, assisti um filme muito bom ontem, chama Adeus Lennin! Já assistiu?

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog!Amo filmes =)Beijos :*

    ResponderExcluir
  4. Tematica cansativa, soh vejo com muita paciencia.Gente, protesto contra a nota de Madagascar, eu adorei o filme gente.Outra coisa, quero baixar um filme: Houve uma vez um verao, nao acho, me ajudaaa vai uahsauihda. Nao tem em dvd, nao tem na locadora. Soh me resta procurar no mercado livre, eh verdadeeee, quem sabe.BeijosPS: notebook sem acento.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...