MILK - A VOZ DA IGUALDADE


Sem atrativos estéticos maiores, porém com toda sua força concentrada no roteiro e principalmente nas atuações, Milk – A Voz da Igualdade, novo filme de Gus Van Sant, vem com grandes chances de ganhar indicações ao Oscar deste ano.

Harvey Milk foi um ativista homossexual que lutou para fazer a diferença não só dos homossexuais, mas das minorias como um todo. Milk enfrentou o preconceito violento da polícia e a crueldade de religiosos e políticos que diziam seguir a risca a palavra de Deus. E com muitas ameaças de morte, ele gravou um discurso, sozinho em casa e é dele que vem o roteiro para acompanharmos a história do ativista, este que vem intercalado por elipses para nos situar na história, algo que não seria muito necessário, mas de qualquer jeito tem o apelo dramático necessário para um envolvimento maior.

O filme não tem a beleza absurda de outros filmes de Gus Van Sant, como Gerry (uma grande homenagem à Antonioni) ou o show de imagens do mais recente Paranoid Park, mas Van Sant tem a preocupação em manter um trabalho fotográfico competente, principalmente em cenas à noite e no uso de planos detalhe.

Mas o que certamente faz o filme andar é o carisma de Sean Penn, muito fiel ao verdadeiro ativista, comovente e também muito a vontade em cena, sem perder o peso e a intensidade de um personagem como esse. Os coadjuvantes James Franco e Emile Hirsch também mantêm a intensidade criada no roteiro em seus personagens e Diego Luna está bem como o lunático namorado de Milk. Mas não deixa de ser uma cinebiografia linear e sem muitas novidades para o gênero. Josh Brolin, como Dan White é a oposição em carne e osso em uma inspirada atuação.

Milk tentou por diversas vezes chegar ao poder como supervisor da ponta de Castro, situada em São Francisco – esta que depois virou referência para os homossexuais - para fazer a diferença e como uma grande resposta ao preconceito mandato foi grande. O filme mostra ao contar a história dos últimos anos de vida de Harvey Milk um grande protesto pela igualdade e pelo direito de todos de ter uma vida digna sem importar a escolha de cada pessoa, ainda mais em um país como os Estados Unidos.
MILK - A VOZ DA IGUALDADE (Milk, EUA 2008) de Gus Van Sant 

7 comentários:

  1. Gostei de Milk… temos uma direção bastante segura e centrada do Gus Van Sant, atuações excelentes, principalmente de Penn, a edição nunca se perde e equilibra bem a trama. Mas oq mais gostei foi o roteiro que debate o longa como um filme político, mas procurar sempre estudar o intímo e pessoal dos personagens, algo que Gus soube demonstrar muito bem.

    ResponderExcluir
  2. Sérgio, também gostei de Milk. Eu esperava algo mais instropectivo vindo do Gus Van Sant como seus últimos trabalhos, mas a força do roteiro faz a diferença. A direção é segura, mas acho que o Darren leva a melhor esse ano, provavelmente o mais seguro e também ousado na direção dos filmes da sua aposta. abraço!

    ResponderExcluir
  3. Meu primo tá doido por esse filme. É bom assim gente

    ResponderExcluir
  4. Esse filme deve ser mto bom mesmo…parabéns pelo seu blog, bem bacana…bjosss

    ResponderExcluir
  5. stou ansiando por esse filme…. quase a estrear por cáCUmpsRoberto F. A. Simõescineroad.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Acho que mesmo depois de ver MILK não torcerei para que ele seja o melhor filme do ano segundo os Oscars.Sim, sem dúvida, os Oscars não são parâmetro para coisa nenhuma.E enquanto esperamos por THE FALL,cumps! e óptima escolha a imagem de ANNIE HALL para o teu logo!Roberto F. A. Simõescineroad.blogspot.com

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...