QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?

Vencedor da escolha dos críticos de Los Angeles, o maior termômetro para os indicados ao Oscar e agora também do Globo de Ouro, o longa Quem quer ser um Milionário? do diretor inglês Danny Boyle é o maior exemplo que a competência e bom senso podem tomar guarda e cativar o público mesmo com a promessa de um final previsível, o filme não apenas é um ode à superação, mas uma obra sobre escolhas.
Ao contar a história de Jamal Malik, um garoto que veio da favela e virou o improvável vencedor do programa “Who wants to be a millionaire?” e cadenciando com muita coerência - através de uma edição clichê, porém, funcional - a saga do rapaz no programa com a história do mesmo até sua ida ao programa, Boyle consegue domar o público com uma direção exemplar, sem oscilar ritmo e mas deixa de arriscar em planos. O filme registra a diferença social na Índia com maestria aliado a uma bela fotografia e um elenco em sintonia, o que parece realmente é que o filme veio embalado e pronto para o sucesso, deixando claro que Boyle esta mais para o diretor de Caiu do Céu que o diretor consagrado por Trainspotting.

Surpreendendo à todos ao acertar perguntas que médicos, escritores e outros não acertaram, Jamil é acusado de fraude. Mas para sabermos o que aconteceu com Jamil para acertar essas perguntas que o levariam ao prêmio final, acompanhamos a infância no bairro pobre de Mumbai, cidade da Índia, a tensão social, a xenofobia e a urgência pela sobrevivência fizeram que Jamil e seu irmão Salim escolhessem seus caminhos muito cedo e sem consciência das conseqüências. A adolescência, onde a malícia e o amor são descobertos e questões existenciais são tratadas com delicadeza, mas sem que vire um drama. Os irmãos são submetidos por conta da sobrevivência a situações de risco e outras que só a ousadia de quem cresceu rápido demais pode fazer, sem esquecer o lado bom e sem fazer da vida dos irmãos um pesadelo completo.

Com o mundo indo contra suas escolhas, Jamil teve que lutar e muito para chegar até o seu objetivo – que não vale se citado para não estragar o filme – que para muitos já não vale mais que o prêmio final de um programa de TV.

★★★★


Quem quer Ser um Milionário? (Slumdog Millionaire, Inglaterra, 2008.) de Danny Boyle

2 comentários:

  1. Queria ver, ganhou tanta coisa.Ps: Freida Pinto? KJSHAIDUHAIUHAUIHDIUAHSUAISHA

    ResponderExcluir
  2. Adorei o filme! A edição do filme é excelente, a direção também é bem segura e até as atuações estão boas! a trilha também é ótima. só achei o roteiro um pouco forçado (todas as perguntas do programa sempre tinha a ver com algum acontecimento da vida dele), mas isso dá para relevar isso, afinal foi necessário para que o filme de alguma forma acontecesse. O saldo final é muito positivo.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...