ENTRE OS MUROS DA ESCOLA

Um estudo da posição étnica, dos estrangeiros e de como o convívio pode levar ao intenso caos dentro de uma escola, esse é o que podemos considerar de Entre os Muros da Escola, filme vencedor da palma de Cannes no ano passado. Logicamente, existem inúmeros “filmes de professor”, mas a construção deste é completamente diferente, como se fossemos um aluno daquela conturbada classe, não uma aventura com final feliz como Mentes Perigosas ou um drama de um professor como em Half Nelson.
 
Infelizmente, não fugimos dos clichês de personagens, mas na verdade somos todos vítimas dos estereótipos. Mas o que importa ao diretor Laurent Cantet é captar o cotidiano de uma escola, o que leva aos alunos a explodirem dentro da sala de aula, mas sem apelos e sem levar nosso conhecimento para fora da sala de aula. Não acompanhamos a vida dos professores e muito menos dos alunos fora do colégio. Portanto, não existe uma conclusão clara vinda da tela. Mas, na verdade, que conclusão podemos tirar do cotidiano, como meros espectadores?

O professor François Marin, interpretado pelo professor (sim, professor que escreveu o roteiro do filme também) François Begadeau está em uma gangorra emocional e se vê obrigado a segurar as pontas com os alunos e de também não fugir de suas obrigações como professor. Muitas diferenças de costumes existem entre os alunos e isso serve para mais desentendimentos em longos diálogos formais, nos aproximando dos personagens. O que nos cola de vez é o modo frio que Cantet sua a câmera. Ele nos coloca ali, parados, estáticos, sem nenhuma ousadia, somente o uso de cortes nos faz lembrar que estamos acompanhando um filme.

Essa abordagem crua é inteligente, mas também cansa, pois por duas horas, não existe uma mudança do que foi sugerido. Mas deixa mais explícito que relações intensas como as de professores e alunos devem ser medidas como uma moeda, não por pelo julgamento mais óbvio, vindos daqueles que se julgam mais sábios e que parece ser uma bomba, prestes a explodir.
★★
Entre os Muros da Escola (Entre Les Murs, França 2008) de Laurent Cantet

3 comentários:

  1. Esse é um dos filmes que mais quero ver nesse ano, afinal estou na expectativa desde Cannes, pena que ainda não chegou por aqui. Espero gostar ainda mais que você. Abs!

    ResponderExcluir
  2. Cantet ganha seu espaço como crítico das instituições modernas e pensador social.

    ResponderExcluir
  3. Estou com vontade de assistir esse. Vou esperar um pouco para ver se entra em circuito alternativo por aqui, se nao entrar tentarei com o Paul Torrent. rsrsabraço

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...