W.



O que fazer para fugir da obviedade de um roteiro que conta uma história, ainda contemporânea? Oliver Stone coloca o legado da família Bush e os desastrosos anos de George Bush Júnior no poder sem muitos rodeios em duas linhas narrativas e com uma opção dramatúrgica excelente em seu novo filme, W.

Na seqüência inicial do longa, já vemos para que Stone e o excelente ator Josh Brolin vieram. Vemos um confuso presidente, sem poder de iniciativa, domado por seus assessores, sem saber qual direção tomar em situação que poderia mudar o caminho da história de seu país. Mas Oliver Stone não dá o chicote para o público, ele lembra quem o colocou sentado ali na Casa Branca.

Júnior, como é conhecido em sua família, foi o típico redneck texano: mulherengo, bebia demais, não queria saber de nada e gostava de assistir jogos de baseball enquanto se deliciava com uma cerveja nas tardes de domingo. Talvez com a pressão patriarcal ou com o peso de uma vida vazia, George W. Bush foi ousado a seguir os caminhos do pai, que também foi marcado por declarar guerra e não se conformar por ser uma indecisão infeliz. O confronto familiar era uma pedra no sapato de Júnior, algo que o acompanhou durante até o fim de sua presidência.

Stone não faz uma dinâmica com o espectador para que ele entenda as piadas e sátiras ao ex-presidente, como Michael Moore faria, mas conta como o caos e o terror foram se espalhando pelos Estados Unidos a partir da Casa Branca de forma que só possamos esperar o pior vindo de um presidente tão despreparado e sem iniciativa, nada estimado e que se segurava em sua religião para justificar tamanhas burrices, algo que veio do passado, durante suas campanhas e do seu governo no Texas. É lógico que por se tratar de uma aposta linear e sem aproximação no que se diz a dramatização de seu personagem ao todo – exceto por uma ou outra cena, onde Bush se encontra no campo de Baseball do time em que ele é dono e pelas suas caminhadas no campo – deixa que a empatia seja bastante oscilante.

Já Josh Brolin dá um show a parte. Aproxima-se demais do presidente principalmente em situações conhecidas pelo grande público, como as entrevistas coletivas, de onde saíam, as famosas – e tão usadas por David Letterman para arrancar risadas de seus espectadores – pérolas, onde Stone consegue captar com maestria o nervosismo e uma equipe despreparada, deixando um país em desespero e também após os ataques de onze de setembro, onde as saídas, já conhecidas por todos, mostram ainda desconhecidas por muitos, mas que não fazem que o presidente consiga mudar sua imagem e aumentam as complexidades do personagem, mas o deboche é inevitável.

Stone é um fanático pela política e não é a toa que já fez alguns filmes sobre presidentes como Nixon e JFK, mas o grande problema deste filme não é o filme em si, mas sim o grande personagem dela. É sim um filme sobre um homem que simplesmente não sabia o que estava fazendo. Decisões tomadas pelo desespero assinam embaixo a resposta semelhante vinda do público. Stone tem a missão cumprida, ao contrário de seu personagem, digo ao contrário deste “presidente”.

★★★★
W. (Idem, EUA 2008) de Oliver Stone

2 comentários:

  1. Adoro e QUERO ver. Óbvio né? rs

    ResponderExcluir
  2. Nossa,uma amiga minha acabou de falar comigo sobre esse filme.E como vc nunca me decepciona quando o assunto é cinema,já tinha uma crítica pronta aqui sobre ele.Bjo,Pedro.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...