DELÍRIOS


Fincado na proposta de bifurcar a moral e a razão de diversos fatos, Delírios tem esse título por colocar a trama na esfera do raso mundo das celebridades, mas se confirma como uma boa forma de mostrar a degradação humana em troca de um ego inflado com boa carga de humor, mas sem expor seus personagens ao ridículo.

Na era digital, onde celebridades pipocam por todos os lados e paparazzis para segui-los, Tom DiCillo coloca Les Galantine, vivido pelo sempre ótimo Steve Buscemi para fotografar celebridades e estimar uma vida que acontece apenas em sua mente, pois a posição perante a família e a sociedade o obriga a ser algo que não é. Enquanto isso, o morador de rua Toby, vivido por Michael Pitt, trabalha para Les em troca de favores.

A metáfora de usar o holofote como sol é tão contemporâneo que é piegas o bastante para se adequar ao texto de Delírios. A mania de esconder a sujeira, os defeitos e as lacunas existentes financeiramente ou espiritualmente falando conferem uma ilusão de trampolim para o sucesso.  Neste falido culto aos famosos vivido com tamanha falsidade por Les e Toby, Di Cillo consegue inserir boas doses de humor sem perder o fio da meada, apostando na divisão de dois pontos de vista, sugerindo o julgamento de seus personagens para o espectador.

A direção de DiCillo é sóbria e não se arrisca em desfigurar ou agregar novos pólos ao texto para carregar esta urgência pela fama, tão descartável e de certa forma inútil. É uma pena que em seu último ato, mesmo com a sensação de tarefa cumprida, DiCillo se estende demais e parece levar o titulo do filme a sério, colocando seus personagens que por todo filme são tão ordinários em posição politicamente correta.

★ 
Delírios (Delirious, EUA, 2006) de Tom DiCillo

4 comentários:

  1. Nunca ouvi falar desse, mas interessante ainda assim. Steve Buscemi é sempre muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Faaala Pedro!Passando pra dizer que voltei com o blog!! Eis o link: <a href="http://bitlloflleverything.blogspot.com/http://bitlloflleverything.blogspot.com/<br />E tb pra dizer que gostei bastante de Delírios.Abração!

    ResponderExcluir
  3. Pô, muito interessante!Já li sobre esse filme em algum lugar que não consigo me lembrar onde foi.Realmente parece ser sensacional.Para nós que gostamos de filme assim, é uma boa dica.Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Nunca encontrei, mas tenho curiosidade para ver esse filme!

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...