GET THRASHED! - A HISTÓRIA DO THRASH METAL

Numa hierarquia musical, eu diria que o thrash metal nada mais é que o primo pobre para o grande público. Mas o que acompanhamos no documentário Get Thrashed! – A História do Thrash Metal, dirigido por Rick Ernst, é que o gênero era uma fuga da mesmice e uma evolução já profetizada por quem ouvia rock pesado.

O gênero foi “criado” exclusivamente pelo famoso Metallica. Todos procuravam tocar de uma maneira rápida e pesada, mas sem perder as raízes do gênero. Quando James Hetfield, Lars Ulrich, Dave Mustaine e Cliff Burton apareceram para a cena musical, era como um novo respiro e uma saída para a mesmice que o metal poderia se tornar, criando uma dicotomia que é provavelmente a maior característica não musical dos thrashers, fora o visual clássico de calças justas e tênis brancos de cano alto.

A rivalidade com punks, skinheads e os posers (aqueles que gostavam do glam rock na época) era mais um motivo para a explosão contida e a insatisfação de uma vida recheada de tédio, biritas e metal, que resultavam em uma agressividade maior também pelas bandas, que faziam apresentações históricas e assustadoras para os leigos no assunto. Algo que ainda está cravado nas bandas do estilo, mas que hoje flertam sem problemas com fãs de outros gêneros musicais, pois beber de outras fontes foi o estopim para o gênero ser criado. Fãs de punk rock e de metal, os integrantes do Metallica juntaram a velocidade do hardcore e a virtuosismo do metal.

A estafa de intermináveis turnês e da pouca grana recebida tirava alguns músicos da pista, deixando apenas quem elevava o amor pelo gênero ao extremo para colher seus frutos, algo que Kurt Cobain destruiu com a chegada da década de 90 e é explorado por Ernst de uma forma que foge da lamentação e da linguagem bucólica. Ernst tem a preocupação de se aproximar de seus entrevistados e procurar o âmago de tanto amor por um gênero musical específico, algo que disperta a curiosidade de quem não vive essa rotina e que podem levar os fãs e musicos à uma destruição física e mental, sim, por amor e dedicação pela música.

Get Thrashed é um documentário que se justifica na busca da informação e não do show estético. Uma pena, pois entre cenas de arquivo seria possível um trabalho mais interessante de edição para não tornar essa história cansativa e de imagens mais atraentes visualmente falando e também por se privar pelas raízes do gênero na América e na Alemanha, fazendo uma limpa muito rápida no resto do mundo, principalmente no Brasil que é um país tão rico quando o assunto é heavy metal.


Get Thrashed! - A História do Thrash Metal (Get Thrashed!, EUA, 2006) de Rick Ernst

4 comentários:

  1. Estou com o torrentzinho aqui.Verei em breve essa pérola.Nessa década o Thrash Metal voltou com tudo, como a volta em grande estilo do Metallica, dois álbuns do Megadeth (O segundo, Endgame, previsto para Setembro), Slayer também com álbum novo a caminho, dentre várias outras bandas novas do estilo que surgem a cada dia.Legal que mais documentários sobre Metal estejam aparecendo, como Metal: A Headbanger's Journey, Global Metal, Flight 666, Anvil e este.Meu estilo musical predileto!

    ResponderExcluir
  2. Quando se trata de algo do cinema e do mundo da música, especialmente do estilo 'rock', eu boio! Ou realmente não fico interessado!

    ResponderExcluir
  3. Lembranças da Califórnia!!

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...