ARRASTE-ME PARA O INFERNO


Quando os créditos finais de Arraste-me para o Inferno, novo filme de Sam Raimi sobem, fica a dúvida se o diretor realmente se diverte fazendo blockbusters de verão como a franquia Homem-Aranha. É claro que todo cuidado é pouco nesses casos e que Raimi está sob pressão e ordens, mesmo com toda versatilidade mostrada em sua filmografia. Mas o que parece é que o diretor gosta mesmo é de ir para o extremo. Raimi parece ter seus braços soltos pelos chefões e marca sua volta ao terror com um filme excelente.

O longa não foge de aspectos básicos que o próprio Raimi ajudou a marcar no gênero para contar a história de Christine Brown, uma garota que leva uma vida agradável e está prestes a ganhar a vice-presidência do banco onde trabalha. Para inserir crítica a jogos de interesses e a nada saudável competição em ambientes de trabalho, o texto escrito por Sam e seu irmão Ivan Raimi, coloca Christine na deixa perfeita para o inferno, literalmente, cair em sua vida.
Partindo da idéia do que o invisível é muito mais assustador, a tensão do filme é contínua e crescente. É interessante como Sam Raimi consegue construir esse clima sem pontuar a natureza do mal, sem perder ritmo e sem a saturação rotineira em filmes deste gênero e ainda manter resquícios técnicos do que ele mesmo criou em Evil Dead.

Se pelo lado sobrenatural as coisas ficam assustadoras, por outro, também. Entre cenas de sacrifícios de animais e rituais macabros, a alma de Christine é constantemente perturbada. Fora esse terror, ela é catapultada para a rotina, enfrentando obrigações sociais, valores, falta de compaixão e preconceito. Fica difícil saber qual situação é mais claustrofóbica para a garota e para o público, obviamente. É bom ver um diretor se livrando das amarras e obrigações para agradar o grande público e sair dessa sem cacoetes hollywoodianos.  Arraste-me para o Inferno mostra que Raimi gosta mesmo é do estrago, apesar da sua versatilidade para todos os gêneros de cinema.


Arraste-Me Para o Inferno (Drag Me to Hell, EUA, 2009) de Sam Raimi

4 comentários:

  1. Além de não ser um fã de filmes de terror, muito menos do trabalho de Sam Riami, não tenho nenhuma vontade ve-lo. vou aguardar …

    ResponderExcluir
  2. Muito medo desse filme, rs. É um tipo de filme que eu passo longe da sala de cinema, quem sabe em dvd. Abr

    ResponderExcluir
  3. Tão bom assim?!?! Terei que ver nos cinemas.

    ResponderExcluir
  4. Realmente o filme parece muito bom! Lembrando também sobre os rumores que na verdade o filme gira em torno de tudo ser fruto da imaginação da atriz principal, que na verdade está com perturbações psicológicas devido a anorexia, pelo fato de se sentir excluída socialmente até tentando mudar o sotaque já que a personagem é do interior dos estados unidos.Não sei se você ouviu essa versão. rs

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...