CONFISSÕES DE UMA GAROTA DE PROGRAMA

Steven Soderbergh, um diretor que sempre prezou por trabalhos construídos de maneira impecável e sem muitas ousadias técnicas sai completamente de sua cartilha em Confissões de uma Garota de Programa para fazer um retrato de um país em crise apoiado na profissão mais antiga de que se têm notícia.

Confissões de uma Garota de Programa é amarrado na contemporaneidade; quando Chelsea e um de seus clientes vão ao cinema assistir a O Equilibrista seguido de um jantar dominado por um só assunto – a temida crise mundial que poderia assolar o mundo em 2009 -, Soderbergh utiliza das fraquezas de seus personagens para mostrar o que acontece ao redor deles.

Enquanto Chelsea divide suas confissões com o namorado e com uma companheira de profissão, o espelho dos diálogos é apontado para a nova forma de se relacionar, fugindo de padrões e valores impostos. Relações que podem funcionar até certo ponto, pois elas são carregadas de interesses incrustados nas regras dos bons costumes e das trocas inconscientes.

Chelsea se defende do mundo. Acostumada a uma vida luxuosa dada por sua profissão, todo remorso, vaidade e dinheiro parece não valer nada quando está sozinha, vulnerável à suas reflexões. E o mesmo serve para todos os personagens do longa. A grande questão do filme é saber o que é real nestas vidas de construídas por valores monetários. Essa fragilidade e superficialidade são reforçadas pelo ego e destruídas pela consciência pesada.

A direção de Soderbergh é mais contida, deixando o espectador como testemunha dos fatos ocorridos em cinco dias da vida de Chelsea, atrás de janelas e plantas. A história desta acompanhante reflete a tensão econômica pré-Barack Obama e a degradação de vidas que vivem apenas para o trabalho e por instantes de prazer.

 
Confissões de uma Garota de Programa (The Girlfriend Experience, EUA, 2009) de Steven Soderberg

5 comentários:

  1. Soderbergh sempre vale ser conferido ! Quero ver !Abraços .

    ResponderExcluir
  2. Uma excelente opinião sobre um filme que me intriga bastante. Quero conferir este "Confissões de uma Garota de Programa".

    ResponderExcluir
  3. Gosto mto do Soderbergh, e estava curiosíssima qto a esse filme. É um dos primeiros da lista, pra qdo eu voltar pra SP.ótimo post, Pedro.

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedro! Assistir esse filme anteontem. Assim como você, também gostei do filme. Muita gente torceu o nariz, acho que principalmente pelo estilo pouco convencional usado pelo Soderbergh. Pouca gente esperava um filme assim dele. Mas tem seus méritos na sua despretensão que só não alcança melhor resultado devido ao elenco pouco inspirado.

    ResponderExcluir
  5. Visitar seu site é um bom entretenimento

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...