KILLSHOT - TIRO CERTO


Junte todos os clichês narrativos contemporâneos de filmes de seriais killers. Agora coloque um bom elenco e um diretor com decisões coerentes. Essa receita ai dá em Killshot – Tiro Certo, filme que pode ser considerado mais do mesmo, mas que sabe transfigurar essas formas narrativas para construir um filme dinâmico, veloz e direto.

Mickey Rourke interpreta Blackbird, assassino serial que não costuma deixar rastros de seus crimes, mas é constantemente perseguido pelas sombras do passado. O diretor John Madden não se importa em estudar a mente de Blackbird de forma convencional. Prefere pontuar em momentos oportunos para montarmos a idéia do caráter do assassino. Quando ele encontra o efusivo Richie seu caminho parece mudar completamente.

Richie, interpretado de maneira espetacular por Joseph Gordon-Levitt é um criminoso inexperiente e vê em Blackbird uma oportunidade de adquirir experiência, mas o que consegue é fazer o que o personagem de Rourke mais teme. A partir daí, a narrativa toma corpo e um jogo de gato e rato é formado, pois o casal Colson tem informações suficientes para levar os dois para a prisão. Madden constrói seqüências com uma beleza impactante, principalmente na segunda metade do longa. O texto diversas vezes é reduzido e esclarecido pelos diálogos ou insinuações, enxugando cenas previsíveis de ação, deixando o filme dinâmico.

Killshot parece ter sido feito para ser um compacto transfigurado do que há de melhor neste gênero. Passa longe da inovação, mas com idéias coerentes e lúdicas para jogar a testosterona gratuita fora e consegue construir um filme envolvente e logicamente com seu bom elenco e com sintonia com o diretor.

 
Killshot - Tiro Certo (Killshot, EUA, 2008) de John Madden

4 comentários:

  1. sse filme recebeu críticas bem diversas (acho que essa foi uma das mais positivas) e portanto não sei o que pensar ao certo antes de vê-lo – o que farei em breve.

    ResponderExcluir
  2. Cara, como o Vinicius disse acima, acho que foi uma das poucas críticas positivas que eu li sobre esse filme até agora… fiquei curioso para vê-lo!

    ResponderExcluir
  3. Até parece que vale a pena ver…? Quem sabe, algum dia, até mais agora que Rourke voltou a estourar nas paradas.

    ResponderExcluir
  4. Eu até achei este filme legal, mas deixou muito a desejar. Vale mais pelo elenco, já que o roteiro deve muito em questões de personagem, ao passo que a direção deve em linguagem.Mas o filme instiga bastante, e consegue deixar uma impressão positiva.3 estrelas.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...