TEMPOS DE PAZ

Quando se fala de uma adaptação de uma peça para o cinema, o que vem à mente é fugir da idéia de fazer uma peça filmada, incluindo diversos aspectos cinematográficos, principalmente na pós-produção. Em Tempos de Paz, novo filme de Daniel Filho, o diretor preza pela fidelidade do estilo teatral, pois o filme nada mais é que um ode ao palco, ao teatro e ao amor pela arte e faz justamente o contrário do que imaginamos.

Sim, Daniel Filho utiliza recursos que facilitam a linguagem como o som off, cortes, flashbacks, mas consegue manter intacta a idéia de teatro, mantendo Tony Ramos e Dan Stulbach dentro de uma sala por quase todo filme inserindo toda carga dramática nos diálogos. Existe a noção de palco pela posição de objetos de cena, dos atores e logicamente, da câmera. Tempos de Paz é baseado na peça Novas Diretrizes em Tempos de Paz de Bosco Brasil e conta como Clausewitz, um polonês que sonha em fugir do terror da segunda guerra e com uma vida melhor no Brasil, acaba vendo um lado maniqueísta e brutal de um país que apenas “segue ordens”, representado por Segismundo, um interrogador alfandegário e ex-torturador.

Tudo seria dramático demais se não houvesse as incríveis e intensas inserções de humor no texto. Com o tempo, elas acabam perdendo a força e Stulbach parece mais Roberto Benigni em A Vida é Bela, mas nesse momento o filme já domou o espectador por inteiro e nem isso pode estragar a força que Tony Ramos e Dan Stulbach exorcisam pela tela, na dose correta para mostrar um momento crítico, de medos, traumas, mas também de esperança e correção.

Mas todo o enredo político serve como uma espécie de trampolim para essa demonstração de amor ao teatro. Em certo ponto da trama isto fica mais claro, algo que a esteticamente o filme já havia mostrado. Tempos de Paz carrega não só esse amor pela arte, mas pelo registro da época que esse amor poderia ir a locais que tinham perdido essa sensibilidade pela brutalidade de uma guerra.


Tempos de Paz (Idem, Brasil, 2009) de Daniel Filho

6 comentários:

  1. Referente ao filme, não posso dizer nada ainda… Mas realmente pretendo assistir e espero que seja bom!Quanto a promoção para ganhar os ingressos, referente ao resultado, a pergunta era o que esperávamos do FILME, e não do futuro do mundo, como a ganhadora respondeu, mas ok. rsrs

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito também, fizemos um resenha… Curosidade, você foi ver aonde? rs…Abraços…

    ResponderExcluir
  3. Cara… esse parece um ótimo e surpreendente filme.. quero ver logo!!

    ResponderExcluir
  4. Olá PedroFilmes com temática de guerra sempre me facinam. A sensibilidade é outra! QUERO MUITO CONFERIR ESTE.Abraços e até mais.

    ResponderExcluir
  5. Nunca que eu poderia imaginar que esse filme receberia tantos elogios, e olha que sou bem otimista, rsrsrs. Parece ser um dos melhores do diretor, sem dúvida verei sim…

    ResponderExcluir
  6. E os elogios só crescem, enquanto meu ceticismo só diminui…

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...