FESTIVAL DO RIO 2010

festivaldorio_grande

FESTIVAL DO RIO: COBERTURA DA MAIOR MOSTRA DE CINEMA DA AMÉRICA LATINA!

Parece uma eternidade, mas só um ano passou. E antes do Festival do Rio (re) começar, a correria antecipada dos cinéfilos é atrás da programação. Muito se fala, muito se imagina, mas até a produção se manifestar, o tempo parece uma tortura. Agora, com os filmes divulgados, a tensão é para comprar os ingressos (sinônimo de filas gigantescas). Este ano, cineastas como Jean-Luc Godard, Abbas Kiarostami, Robert Rodriguez, Pablo Trapero, Woody Allen, Apichatpong Weerasethakul e Sofia Coppola dão motivo para tamanha ansiedade.

Fora os novos destes cineastas e outras centenas de filmes que foram destaque em outras mostras (como os premiados em Cannes Turnê e Poesia, o costarriquenho Água Fria do Mar de Paz Fabrega e A Vida Durante a Guerra de Todd Solondz, vencedor de melhor roteiro em Sundance e o brutal The Killer Inside Me de Michael Winterbottom), o Festival do Rio promove a mostra “Filme Doc”, que imerge na vida e na alma de diretores como Roman Polanski (que além de dois documentários, ganha uma exposição dedicada à sua carreira), Sam Peckinpah e Godard. Os próximos candidatos a blockbuster do ano também estão na programação, como Comer, Rezar e Amar, Monstros e The Kids Are Alright. 

 Na Première Brasil, estão os aguardados Vips, Malu de Bicicleta e Bróder, este último, premiado em Gramado. Em competição também está Elvis & Madona de Marcelo Lafite, destaque no festival de Tribeca. Amos Gitai, Bruno Drummond e Jerzy Skolimowski ganham retrospectivas durante a maratona cinematográfica. Os três estarão na cidade para participar de eventos promovidos pelo festival. Já Skolimowski lança Essential Killing, junto de Ewa Piaskowska, produtora do filme, que tem Vincent Gallo como protagonista.

O Festival do Rio acontece de 23/09 a 07/10 e escolheu dois filmes para mostrar duas facetas distintas do cinema nacional para abrir e encerrar o evento: a volta de Arnaldo Jabor à sétima arte em A Suprema Felicidade, para dar o pontapé inicial e Andrucha Waddington - que atravessou o Atlântico para dirigir Lope, filme de co-produção entre Espanha e Brasil que conta com Selton Mello no elenco e teve sua première em Toronto -, para encerrar. Para conferir a lista completa de filmes acesse: http://www.festivaldorio.com.br
Estarei lá para cobrir alguns filmes e provavelmente farei uma enxurrada de posts sobre o festival!

UPDATE!
RESENHAS DOS FILMES
A VIDA DURANTE A GUERRA de Todd Solondz
UM LUGAR QUALQUER de Sofia Coppola
CARLOS de Olivier Assayas
ABUTRES de Pablo Trapero
ELVIS E MADONA de Marcelo Laffite
MICMACS - UM PLANO COMPLICADO de Jean-Pierre Jeunet
POESIA de Chang-Dong Lee
RUBBER de Quentin Dupieux
THE RUNAWAYS - GAROTAS DO ROCK de Flora Sigismondi
ESSENTIAL KILLING de Jerzy Skolimowski
DOIS IRMÃOS de Daniel Burman
ZONA SUR  de Juan Carlos Valdivia
AMORES IMAGINÁRIOS de Xavier Dolan
NOSSA VIDA EXPOSTA de Ondi Timoner
THE KILLER INSIDE ME de Michael Winterbottom
KABOOM de Gregg Araki
KING'S ROAD de Valdir Óskadóttir
TERÇA DEPOIS DO NATAL de Radu Muntean
A INVENÇÃO DA CARNE de Santiago Loza
A ÚLTIMA ESTAÇÃO de Michael Hoffman
QUEBRA-CABEÇA de Maria Smirnoff
CÓPIA FIEL de Abbas Kiarostami
BURACO NEGRO de Gilles Marchand
TURNÊ de Mathieu Almaric
OITO VEZES DE PÉ de Xabi Molia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...