VOCÊ VAI CONHECER O HOMEM DOS SEUS SONHOS


Em perspectiva, o novo filme de Woody Allen parece uma releitura de Maridos e Esposas, aclamado filme do diretor nova-iorquino realizado em 1992. Você vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos celebra ironicamente o lado trágico das relações amorosas remetendo à época que o diretor usava as ruas de Manhattan como locações de seus filmes.

Com ajuda de elementos off-screen que o consagrou, Allen constrói um mosaico de situações contemporâneas – que ofuscam o choque do inusitado - para interligar personagens através de elementos tragicômicos ao contrário do drama de 92. Sem tropeços narrativos ou complexidades para representar diversas personalidades de seus personagens, o longa tem desenvolvimento fugaz e dinâmico. E lá estão todas as características que o diretor sustenta nos últimos anos, como o narrador, a presença de mágicos e videntes (O Escorpião de Jade e Scoop – O Grande Furo são alguns exemplos), a diferença de idade gritante entre os protagonistas (Tudo Pode Dar Certo) e o latente pessimismo que cerca toda a narrativa (O Sonho de Cassandra, Match Point).

Você vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos explora vias dicotômicas ao ser uma prazerosa comédia que se desenvolve muito bem com o conjunto de características que culminam no dito cinema autoral. Neste caso nada mais é o ato de identificar macetes da direção de Woody Allen, que não faz questão de se esquivar deste diagnóstico: desde os créditos iniciais até o fim do filme, nós sabemos exatamente o que vamos ver (e vemos há 45 anos) e saímos do cinema com a sensação de frescor, uma das grandes qualidades do cinema de Allen.

Você vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos (You Will Meet a Tall Dark Stranger, EUA/Inglaterra/Espanha, 2010) de Woody Allen

3 comentários:

  1. Amigo seu blog é o melhor que fafa de filmes que já ví. Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Mesmo que não seja nada revolucionário para os padrões de Allen, como ignorar um elenco e mais um filme do velho, sábio e neurótico mestre? Quero ver.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...