O PEQUENO NICOLAU


Junte o espírito de coletividade de Os Batutinhas à sapiência de O Menino Maluquinho e algum filme de Charlotte Sachs Bostrup e teremos algo bem próximo da fórmula de O Pequeno Nicolau. O filme que ao mesmo tempo chega às prateleiras das locadoras e ainda goza de uma ótima bilheteria nos cinemas do país tem motivos de sobra para ser aclamado pela crítica e pelo público: em sua narrativa envolve diversas referências do cinema dito cult ao desenvolvimento leve e divertido que o tema pede.

Para os mais velhos, o longa de Laurent Tirard carrega um tom nostálgico. Não espere os personagens possuindo telefones celulares, Ipods e afins. Os garotos (cada um com o estereótipo clássico de nossos amigos de colégio – que também remetem aos personagens de Menino Maluquinho) formam um clube para ajudar o pequeno Nicolas, aterrorizado pela suposta chegada de um irmãozinho que consequentemente expulsará Nicolas de sua casa para viver na floresta. Para os mais novos, é a chance de conhecer, de forma fiel, um mundo deixado para trás, onde as relações eram formadas pelo convívio.

E nas enrascadas que os amigos passam para agradar os pais de Nicolas que o filme representa cada fragmento do imaginário do mundo infantil. A inocência, o desconforto de estarem perto das meninas, os problemas no colégio e claro, a amizade, que é saboreada a cada segundo. Adicione a essa fórmula a direção segura de Tirard que não omite suas intenções ilustrativas dessa fase e a trilha sonora cool o bastante para colocar O Pequeno Nicolau como uma das pequenas pérolas deste ano.

O Pequeno Nicolau (Le Petit Nicolas, França/Bélgica, 2009) de Laurent Tirard

Um comentário:

  1. Foi um dos meus filmes preferidos de 2010.

    Uma comédia adorável.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...