TETRO


Dentro de diversas possibilidades para contar a densa história de Angelo Tetro, Francis Ford Coppola utiliza dois métodos de linguagem cinematográfica e os separa sem muitos rodeios. Tetro é uma silenciosa busca por redenção do personagem vivido por Vincent Gallo. De tão quieto, é preciso que seu irmão Benjamin desbrave a mente do ex-escritor e lhe dê um novo sopro de vida.

Nos momentos em que apresenta seus personagens e conflitos, Coppola usa a câmera como uma acompanhante, uma mera espectadora, que por diversas vezes transforma-se nos personagens através do uso da câmera subjetiva ou de overshoulder. Angelo vive sobre o peso do passado. São diversos traumas que o diretor reconstitui invertendo uma tradição para situar o presente e o passado dentro de roteiros de cinema.

Quando uma simples história de família disfuncional vira uma complexa comparação entre vida e arte entrelaçada ao conflito direto de Angelo e seu passado, Coppola põe os dois pés no cinema clássico. Não há uma só sequência que o diretor não use o básico plano e contra plano. Há espaço para o diretor usufruir bem da luz e de sombras enquanto a vida do protagonista entra em colapso.

A história de Tetro não esbanja inovações, pelo contrário, ela é de fácil assimilação e desconstrução, mas justifica a magia do cinema, que é a possibilidade de contar uma mesma história de diversas maneiras, de inúmeros pontos de vista e sugerindo novas reflexões e idéias.

Tetro (Idem, EUA/Argentina/Espanha/Itália, 2009) de Francis Ford Coppola

3 comentários:

  1. Pedro Henrique Gomes3 de junho de 2013 às 13:31

    Coppola cheio de referências, mas fez um filme pessoal e bonito. De Sirk a Borzage no cinema e, na literatura, de Cortázar a Borges. Filmaço!

    ResponderExcluir
  2. Que bom ver Coppola voltando à carga, fazendo o que lhe dá na telha sem ter que gastar zilhões nem esquentar a cabeça com executivos intrometidos.

    ResponderExcluir
  3. utro que não chegou por aqui. Pelo jeito, este será só baixando. Mas antes quero atestar a qualidade do antecessor (bem criticado) do Coppola.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...