INVERNO DA ALMA

debra granik

A incessante busca da personagem vivida com excelência por Jennifer Lawrence (coroada com uma indicação ao Oscar na última terça-feira) por seu pai é uma redenção mítica e silenciosa junto ao autoconhecimento por trás de tamanha segurança exposta após uma brusca mudança no curso de sua vida. Questionamentos sobre o valor da dignidade e de diferentes formas de submissão estão presentes no desenvolvimento narrativo de Inverno da Alma.

A profundidade do subtexto existencialista é bruta. Os personagens são complexos – possuem defeitos e qualidades suficientes para deixar que o espectador decida o que parece ser conveniente para a protagonista e para qual caminho seguir. Mas Debra Granik lembra que o comando é dela.

A diretora está segura na lapidação do roteiro baseado na obra de Daniel Woodrell, dando informações complementares à história no momento exato, e também se distância de seus personagens optando por analisá-los fria e densamente. Um grande acerto.

Inverno da Alma (Winter's Bone, EUA, 2010) de Debra Granik

2 comentários:

  1. Fantástico.
    Assisti no último noitão do Belas Artes, totalmente despretencioso mas profundo e sem aquele maniqueísmo clichê, como você mesmo disse.
    Não acredito que ela leve o Oscar, mas gostei muito da indicação. A menina é bem boa… bem boa.
    Ah, voltei, meu note voltou, estamos aí, hehe

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo! Filme silencioso e modesto, mas que carrega uma atmosfera ameaçadora e desconfortável. Não acho que "Inverno da Alma" termine com a mesma "empolgação" de seu início, o que diminui um pouco o filme, mas ainda assim é acima da média. Jennifer Lawrence é uma revelação, mas quando o assunto é Oscar, ninguém tira de Portman esse ano.

    abs!

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...