VIPS

vips filme toniko mello wagner moura marcelo nascimento

Conhecido como o “golpista da Gol”, Marcelo Nascimento virou objeto de estudo no livro “Vips – Histórias Reais de um Mentiroso” e recentemente no documentário homônimo dirigido por Mariana Caltabiano. Vips, o longa de Toniko Melo (que conta com Fernando Meirelles e toda sua trupe por trás do filme) abraça a licença de uma adaptação à exposição do lúdico como representação dos conflitos de Marcelo representado por Wagner Moura (como sempre, exemplar).

O contraponto – e grande trunfo do filme - está na ausência de trivialidade dos golpes no filme. Eles não são consumidos pelo sensacionalismo que aguça a curiosidade do público que é convidado a conhecer outro Marcelo, motivado a alcançar o sonho de se tornar piloto de aviões.   A narrativa, em harmonia, supre a linearidade com dinamismo e o já citado lado lúdico da história.

Vips é um daqueles filmes que te pegam pelo pé. Que você espera uma coisa e vê outra completamente diferente e no fim se pergunta muito mais sobre as motivações de Marcelo para viver seu sonho à força do que pela façanha de ter conseguido.


Vips (Idem, Brasil, 2010) de Toniko Melo

2 comentários:

  1. Assim que vi o trailer, eu me lembrei de 'Prenda-me se for capaz". Enfim, pelo visto tentaram mudar isso… sabendo que poderia ter comparações. Não sei, se irei ver no cinema. Mas estou curioso com o filme em si.

    []s

    ResponderExcluir
  2. Vou assistir a este filme hoje! Acho que o que mais me interessa nele é a premissa, que parece ser muito parecida com a de "Prenda-me se for capaz". Mas, confesso que não sei o que esperar muito do filme porque as opiniões têm sido tão diversas…

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...