HASTA LA VISTA - VENHA COMO VOCÊ É


Entre a tênue linha que separa dogmas de linguagem e gêneros está a motivação de Goeffrey Enthoven em realizar Hasta La Vista – Venha Como Você É. Subverter questões e quebrar paradigmas parece o foco principal deste road movie com protagonistas que possuem necessidades especiais. Porém, o que vemos é uma versão rasteira e sem inspiração de uma comédia teenager.

Analisar a visão igualmente preconceituosa dos garotos sobre outras pessoas – focada na motorista da van Claude (Isabelle de Hertogh) e necessidades comuns não dão abertura a nenhum tipo de mergulho psicológico para este mundo. O flerte com o melodrama amplifica o tom piegas e a intenção de pegar o público pelas pernas, ou melhor, pelas lágrimas.

Hasta La Vista parte de um vício contemporâneo de apelar para o sentimentalismo em linguagem e a conseqüente identificação ou total compreensão de um grupo ou movimento específico. E abrir mão de seus personagens para sustentar gêneros o afunda por completo.


Hasta La Vista - Venha Como Você É (Hasta La Vista!, Bélgica, 2011) de Goeffrey Enthoven

3 comentários:

  1. Estou assinando para receber todos os comentários. E claro que nossos pontos-de-vista não precisam sempre concordar. Aprendemos com o outro. E viva o cinema!

    ResponderExcluir
  2. Assisti a um belíssimo filme, que expõe 3 jovens interessados em visitar um bordel: porque eram virgens, porque queriam realizar um desejo. O filme não tem nada de piegas, e o fato de serem três jovens com deficiências (dois cadeirantes e um cego), não torna o filme apelativo. Discordo do crítico, e considero um excelente filme, que não traz 3 personagens "deficientes, mas perfeitinhos". São jovens que enfrentam as suas dificuldades, como qualquer um. O filme emociona, diverte…o cinema inteiro riu muito e também se emocionou. Os prêmios estão aí para indicar que muito mais gente gostou.

    ResponderExcluir
  3. Esplêndido, espetacular, um dos melhores filmes que já assisti, sem cerimonias amei muito!

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...