BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE


Superar seu Cavaleiro das Trevas não era tarefa fácil por justamente unir elementos favoráveis ao mergulho de um público decidido a ser agradado e a ótima composição de tensão psicológica e alusões abraçadas ao gênero. E com isso, Christopher Nolan (Amnésia, A Origem) traça Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge da seguinte maneira: primeiro o contextualiza no imaginário pop. Ignora apresentações e codificações e posiciona personagens à contemporaneidade. Depois, constrói uma teia onde conspirações, burocracia, hipocrisia e, claro, terror são trampolins para sequências de ação e surpresas, onde o mundo real se equivale aos canos de esgoto e a escuridão numa metáfora simples que afronta o universo espetaculoso dos heróis.

Bane (Tom Hardy) - vilão nem tão querido pelos fãs da HQ – é o personagem mais rico em alusões.  Sua visão anárquica e caótica (menos intensa que a do marcante Coringa de Heath Ledger) dá abertura clara (que Nolan faz questão de ilustrar de forma magnífica) à posição mastigada para os leigos: o diretor usa desenhos de cena onde os personagens instigam o óbvio. Bane pode ser Jesus e também João Batista numa cena seguinte. Batman (Christian Bale), Lázaro. Ressurge para a glória de um homem que não se conhece o passado e que pode separar multidões, esta que representa o ápice do filme, delineando a visão norte-americana pós 11/09 em tom suficientemente dramático para ser considerado universal.

Ainda que a intensidade seja fragmentada pelo que nos parece ordinário após tantos filmes deste subgênero, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge mantém seu ritmo pela crueza que trata seu protagonista; ele é julgado em diversas dimensões – Nolan o coloca como herói, símbolo capitalista e motivador de uma horda trabalhista; novamente a posição de redentor é colocada em pauta. A incerteza que inclina o diretor a discutir o renascimento de uma nação ganha proporções fantásticas no momento certo para encantar e acalmar o público carente de moralidades, geralmente domesticado pela febre e imparcialidade que os quadrinhos trouxeram.

O truque agridoce para garantir elogios termos não tira o que parece mérito exclusivo de Nolan colocando Batman em paralelo a outros heróis que ganharam sagas cinematográficas. Porém, é sintomático que seu filme seja coberto por erros maquiados pela indiferença vinda do burburinho das bilheterias recheadas de dólares – soluções expurgadas pela justa (e justificada) e necessitada ação de enquadrar o deleite. Afinal, foi para isso que ele foi feito. Nada mais que isso.

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises, EUA/Reino Unido,  2012) de Christopher Nolan

2 comentários:

  1. Ae Marveco, deu 4 estrelas àquele filme infantil chamado Avengers e dá 3 e meia a essa obra prima??

    ResponderExcluir
  2. Os críticos estão levando o filme muito para um lado político, bíblico talvez? Besteira, leve isso apenas como um filme que adapta história em quadrinhos e o fechamento da história de um homem que começa em Batman Begins e só isso.

    Geralmente, os críticos se aprofundam demais, no que não deviam se aprofundar.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...